quinta-feira, 27 de setembro de 2012

QUESTÕES AMBIENTAIS NO MEIO URBANO

VIVER NAS CIDADES

Urbanismo: conjunto de medidas que visam o desenvolvimento racional e humano das cidades. (melhorias sanitárias, preservação e conservação do espaço público, alargamento de ruas e avenida, melhoria nas condições de vida)

A partir do séc. XX, as grandes cidades mundiais apresentaram uma enorme desorganização.

REALIDADES:
1) Moradia: favelização como consequência de falta de planejamento e desigualdade na distribuição de renda.

2) Necessidade urgente de reformas urbanas: saneamento básico, geração de empregos, construção de casas populares, politicas públicas que fixem as pessoas no campo, etc.

3) Questões ecológicas no meio urbano:
A) Ilhas de Calor: microclima urbano. Maiores temperaturas nos centros urbanos devido a redução de áreas verdes, poluição e produção de calor pelos automóveis, asfalto, verticalização de áreas centrais, etc.

B) Lixo Urbano: grande produção de lixo sendo, segundo o IBGE, 20% deste lixo dispostos de maneira inadequada. Gera poluição, degradação ambiental, proliferação de doenças e vetores, etc.

C) Inversão Térmica: Ocorre quando a poluição não se dissipa no espaço devido ao ar frio preso pelo ar quente. Geram problemas de saúde nas pessoas.

D) Enchentes: a retirada da cobertura vegetal e a ocupação das margens dos rios ocasionam o assoreamento e as enchentes.

E) Desmoronamentos: agravado pelo aumento da pressão nos solos, a construção civil mal planejada e a perda de coesão do solo, além da ocupação das áreas de risco.

F) Chuva ácida: gera considerável destruição ambiental.

OBS: PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS, PESQUISE AS AULAS ANTERIORES SOBRE "QUESTÕES AMBIENTAIS RELACIONADAS AO CLIMA"

Referências:


GEOGRAFIA SOMA, 3a série, Ensino Médio e Pré-vestibular, Vol. I, Ed LOG



Nenhum comentário:

Postar um comentário