segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DESIGUALDADE ECONÔMICA E SOCIAL

ÍNDICES SOCIOECONÔMICOS

PIB: Produto Interno Bruto representa a soma em valores monetários de todos os bens e serviços finais produzidos em um país, durante um período determinado. É um dos indicadores mais utilizados para mensurar as atividades econômicas.

IDH: Índice de Desenvolvimento Humano foi criado pela ONU na década de 90 para avaliar e comparar o padrão de vida das nações do mundo. O IDH é considerado o mais completo indicador pois analisa três aspectos: 

  • Expectativa de vida ou esperança ao nascer
  • Grau de escolaridade
  • Renda per capita

GINI: Índice que avalia a concentração de renda. Pode variar de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior a concentração de renda em um país, ou seja, maior a desigualdade social e a concentração de renda nas mãos de poucos. O Brasil é um dos países que possuem o índice de GINI mais próximo de 1.

PPC: Paridade de Poder de Compra é a conversão da moeda do país a 1 dólar americano.

Renda per capita: PIB dividido pelo número populacional.

AS METAS DO MILÊNIO ESTABELECIDAS PELA ONU

Foram instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2000, oito objetivos do milênio que estipulam metas a serem cumpridas por meio de ações do governo e da sociedade, até 2015, buscando a sustentabilidade no planeta. Este compromisso foi assinado por 192 países.
Os Oito Objetivos, ou "8 Jeitos de Mudar o Mundo"  são:




















Referências:

GEOGRAFIA SOMA, 3a série, Ensino Médio e Pré-vestibular, Vol. I, Ed LOG

Geografia: Geografia Geral e do Brasil, volume único / Lúcia Marina Alves de Almeida, Tercio Barbosa Rigolin, 1.ed., São Paulo: Ática, 2005.

Sites:






Nenhum comentário:

Postar um comentário