quarta-feira, 2 de maio de 2012

Os Solos do Brasil e do Mundo

O QUE É SOLO?
É a camada superficial da crosta terrestre resultante da decomposição das rochas do subsolo, e contém substâncias orgânicas derivadas da decomposição de vegetais e animais.


Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).


Fatores essenciais à formação do SOLO:
* rocha matriz em decomposição
* ar
* água 
* matéria orgânica






Constituição do SOLO:



A matéria mineral do solo pode incluir, em proporções variáveis, fragmentos de rocha, minerais primários, em resultado da fragmentação da rocha-mãe, e minerais de origem secundária, estes resultantes da alteração dos primários nomeadamente, os minerais de argila, óxidos e hidróxidos de alumínio e ferro e por vezes, carbonatos de cálcio, magnésio, entre outros.  Apresentam-se na forma de fragmentos ou partículas de formas e dimensões muito variáveis desde pedras de cascalho até materiais tão finos que apresentam propriedades coloidais (menor que um micrômetro, como em alguns casos a argila). As proporções destas partículas no solo permitem definir a textura deste. 

    A matéria orgânica do solo é constituída por restos de plantas e outros organismos, em estado mais ou menos avançado de decomposição ( devida essencialmente à atividade de microrganismos), incluindo substâncias no estado coloidal. Esta acumula-se principalmente à superfície dos solos, facilitando assim a penetração das raízes, a retenção da água e o arar dos solos. É rica em nutrientes como o azoto e o enxofre que são fundamentais às plantas. A matéria orgânica que sofreu intensa decomposição através de processos químico - biológicos e atingiu um certo grau de estabilidade é designada por húmus, uma camada de cor escura e heterogênea com propriedades coloidais. 

      A água e o ar do solo ocupam os espaços intersticiais existentes entre as partículas terrosas e entre agregados de partículas cuja forma, dimensão, etc..., caracterizam a estrutura do solo. A água desempenha uma ação fundamental na formação do solo, e é indispensável à vida das plantas .O ar do solo ocupa os espaços não preenchidos pela água e apresenta um papel importantíssimo para a manutenção da vitalidade dos solos, que influi sobre a intensidade de reações químicas e biológicas que se processam nos mesmos, sendo também indispensável na respiração das raízes das plantas. 

Fatores que influenciam na formação do SOLO:


Perfil do SOLO:


Classificação do SOLO:
1) De acordo com sua formação
Zonais: formam-se de acordo com o clima e distribuem-se no sentido das latitudes.
Intrazonais: formados por uma alteração local das rochas, recebendo influência do relevo.
Azonais: são pouco desenvolvidos e sua origem pode estar distante do local de formação.

2) Quanto à sua origem:
Aluviais: são resultantes do transporte de sedimentos pela erosão.
Eluviais: resultantes da desagregação ou da decomposição das rochas em sua região de origem.

No Brasil são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.
Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.  É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto.
Massapé: é um solo encontrado principalmente no litoral nordestino constituído a partir da decomposição de rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcários e filitos.
Salmorão: esse tipo de solo é encontrado ao longo das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, é constituído pela fragmentação de rochas graníticas e gnaisses.
Aluviais: é um tipo de solo formado em decorrência da sedimentação em áreas de várzea ou vales, é possível de ser encontrado em diversos pontos do país.


Impactos ambientais e o SOLO

     SOLO SADIO

 SOLO EM AGONIA

LIXÕES


DESMATAMENTO

MINERAÇÃO

AGRICULTURA

CRESCIMENTO URBANO


PRESERVAÇÃO DOS SOLOS: MANEJO SUSTENTÁVEL

Policultura: cultivo de várias plantas em uma mesma área.

Rotação de Culturas: evita uso de adubos químicos com o cultivo de plantas que possuem em suas raízes bactérias fixadoras de nitrogênio enriquecendo o solo com nitratos.

Curvas de Nível: evitar erosão em áreas de declividade.

Adubos Orgânicos:  esterco de animais e compostos feitos com o resto de alimentos.
Plantio Direto: sementes colocadas diretamente no solo que não foi arado.

















2 comentários:

  1. excelente! sempre me ajudando *-* entendo bem mais a Geografia com suas aulas. Coisas que eu achava super chato e complicado como o Solo, relevo, eu aprendi com uma aula sua e hoje até gosto. Minha antiga professora só ficaava contando casos mentirosos dela. rs

    ResponderExcluir
  2. Que bom Luana!! Não tem ideia de como fico satisfeita em saber isso! Espero de coração sempre contribuir, e se ajudei você a gostar da geografia, posso dizer que grande parte do caminho está feito! Geografia é o nosso mundo, e é ainda melhor quando vemos isso na nossa vida! Bjos!

    ResponderExcluir