segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Origem das Rochas


¨Os minerais  são substâncias encontradas na natureza, formados por uma composição química equilibrada, resultante de milhões de anos de processos inorgânicos (ação do calor, pressão, etc).
¨As rochas são formadas por dois ou mais minerais agrupados. Existem três classificações para as rochas, de acordo com a sua formação: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

1) Rochas Magmáticas
    As rochas magmáticas, ou ígneas, como também são chamadas, são formadas pelo magma solidificado expelido por vulcões, e ainda podem ser subdivididas em dois tipos: intrusivas e extrusivas;
¨Rochas magmáticas intrusivas ou Plutônicas: São as rochas formadas pelo magma que se solidificou em grandes profundidades. O granito é uma das variedades desse tipo de rocha. No Brasil, algumas serras são formadas de granito, como a da Mantiqueira, do Mar, e algumas serras do Planalto Residual Norte-Amazônico.
¨Rochas magmáticas extrusivas ou Vulcânicas: São as rochas que são formadas pelo magma solidificado na superfície. Um exemplo de rocha extrusiva é o basalto.






















 2)Rochas Sedimentares
     Rochas Sedimentares são formadas através da sedimentação de partículas de outras rochas existentes ou de materiais orgânicos. Podem ser divididas em três tipos: detríticas(clásticas), orgânicas e químicas.
¨Rochas Sedimentares Detríticas são formadas por detritos de outras rochas antigas. Como exemplo de rocha clástica, existe o Arenito, Tilito, etc.
Arenito

¨Rochas sedimentares orgânicas são formadas por restos de animais e vegetais mortos, que vão se acumulando em alguns locais, e através de grande pressão e temperatura, dão origem á rochas e minerais como calcário, carvão mineral, petróleo, etc.
Calcário

¨Rochas sedimentares Químicas são formadas quando o líquido (água) onde os sedimentos de rocha estão dispersos, se torna saturado. As rochas químicas em geral formam cristais. Ex: calcita, aragonita, dolomita, estalactites e estalagmites.
Estalagmites

A formação das Rochas Sedimentares:



3) Rochas Metamórficas

      São rochas que sofreram alterações na sua composição mineralógica, na sua textura e na sua estrutura em decorrência de altas pressões e temperaturas. Exemplos de rochas metamórficas são o mármore, quartzito (de onde é extraído o quartzo), etc.



CICLO DAS ROCHAS







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário